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A master coach e analista comportamental, Tatiane Barbieri explica em entrevista ao  como o processo de autodesenvolvimento do profissional e formação de lideranças, vem transformando e aperfeiçoando ações na gestão pública, que tem reconhecido o coaching como ferramenta de sucesso.

Tatiane relata que por meio de um programa com quatro fases é possível mudar a percepção de que a gestão pública é sinônimo de burocracia e lentidão e desenvolver a satisfação pessoal de cada servidor de estar naquele posto. O processo incentiva a proatividade e uma nova cultura de resultados, o que reflete diretamente na melhoria da prestação de serviço.

O projeto piloto começou em outubro de 2015 e hoje registra 17 turmas capacitadas.

Ela cita uma pesquisa americana que aponta o dinheiro em terceiro lugar para alcançar a satisfação profissional.

“A remuneração não é a principal fonte de satisfação profissional e pessoal”, afirma.

A master coach elenca as características do servidor público do futuro.

“Ele [servidor] terá que ter uma postura autoresponsável. Ele não espera o Governo. Ele assume que é o Governo e faz acontecer, está ali para servir a sociedade, trabalhar em equipe. Muitas vezes, a pessoa  entra no serviço público apenas pelas garantias”.

A especialista comenta que o cenário econômico mudou e o serviço público poderá sofrer modificações, basta observar as propostas de reformas Trabalhista e da Previdência.